Código QR nas faturas: benefícios fiscais que aceleram resultados

A inclusão do código QR nas faturas dá vantagens fiscais às empresas e o PHC GO está preparado.

Codigo Qr Nas Faturas Beneficios Fiscais
  • Dicas de Gestão
27-03-2021

Por um lado, uma adaptação atempada à lei. Por outro, a possibilidade das empresas poderem usufruir de benefícios fiscais.

Estava prevista para o início do ano a obrigação de incluir o código QR e o ATCUD nas faturas, mas o adiamento da lei fez com que o ATCUD – Código Único do Documento passasse a ser obrigatório só a partir de 1 de janeiro de 2022. Em relação ao código QR, as empresas que estejam preparadas desde já a incluí-lo nas suas faturas poderão usufruir de benefícios fiscais que incentivam a sua implementação:

  • 140% dos gastos suportados e contabilizados até final do primeiro trimestre de 2021
  • 130% dos gastos suportados e contabilizados até final do primeiro semestre de 2021
  • 120% dos gastos suportados e contabilizados até final de 2021

A partir de julho de 2021, a Autoridade Tributária (AT) deve garantir os mecanismos para que as empresas consigam comunicar as suas séries de faturas. Depois disso, as empresas podem fazer esta comunicação e obter o respetivo código de validação das séries documentais.

Quando falamos de faturas, estão incluídos todos os documentos fiscalmente relevantes, ou seja, todos aqueles documentos emitidos que, independentemente da sua designação, são suscetíveis de apresentação ao cliente, possibilitando a conferência de mercadorias ou de prestações de serviço.

Tome nota do calendário fiscal, com as principais datas a ter em conta:

Porquê incluir o código QR nos documentos fiscalmente relevantes?

Com o PHC GO poderá incluir o código QR nas suas faturas com toda a facilidade, bastando para isso escolher o template com o código QR e está feito. Sem preocupações e com toda a rapidez.

Esta medida pretende agilizar e facilitar o processo de validação de faturas no programa e-Fatura. Para além disso, é mais um passo dado no combate à economia informal, fraude e evasão fiscal.

O código QR permite que a informação da compra seja descodificada e enviada para a AT em tempo real, através de uma fotografia feita com um simples dispositivo como um smartphone ou um tablet.

No fundo, esta é a grande vantagem do código QR, também conhecido por QR code, o Quick Response Code. Sendo uma evolução do conhecido código de barras, permite que o utilizador seja encaminhado diretamente até à informação ou ao local pretendido.

Um software de gestão pode acelerar os resultados da minha empresa?

A resposta a esta pergunta é simples: com um software de gestão como aliado, toda a informação da empresa irá fluir e estar acessível a todos que dela necessitem, e sim, isso terá um efeito benéfico nos resultados.

Para além de ir ao encontro da lei, o software de gestão online PHC GO permite controlar todos os movimentos do negócio e a análise dos dados, com base em informação real e on-time.

Todos estes fatores facilitam uma tomada de decisão rápida, preciosa para as empresas de pequena dimensão e grande ambição. Decidir mais em menos tempo, com total liberdade e segurança.

Fast software for fast companies: faturas com código QR? Sim. Se a lei muda, o PHC GO responde.

Assegure o cumprimento antecipado da lei, opte por uma gestão com garantia de resultados e usufrua dos benefícios fiscais previstos, tudo com o PHC GO.

Pronto para começar? GO

Experimente grátis o PHC GO durante 14 dias, sem compromissos, fidelizações ou complicações.

Experimente Agora