Como converter dados em informação de negócio valiosa

O analytics e o big data ajudam a transformar dados em insights de negócio valiosos e estão, cada vez mais, ao serviço da tomada de decisões estratégicas e da criação de novas oportunidades nas empresas.

Empresas Data Driven
  • Dicas de Gestão
10-04-2021

“O big data não é uma moda passageira. Estamos apenas no início de uma revolução que afetará todos os negócios e todas as formas de vida neste planeta.” As palavras são de Bernard Marr e, em jeito preditivo – que, coincidência ou não, é precisamente o que os dados fazem – foram escritas num artigo de opinião para a Forbes em 2015.

Estamos em 2020, e a revolução continua em marcha, como mostra o relatório “Market Analysis Perspective: Big Data & Analytics Market in Portugal 2018-2022”, publicado pela IDC no final de 2019. Afirma a empresa líder mundial na área de market intelligence que “mais de 50% das organizações nacionais já utilizam ferramentas de business intelligence e analítica de negócio”, ainda que a adoção de soluções de big data e inteligência artificial “possuam taxas de adoção mais reduzidas, na ordem dos 35% e 18% respetivamente”.

A sondagem Expresso & PHC “Novos Desafios Digitais, a Gestão das PME” – realizada pela Gfk entre fevereiro e setembro de 2020 –, que reúne respostas de mais de 500 gestores de topo de Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas, concluiu que apenas 27% das PME inquiridas utiliza dashboards para a tomada de decisões, sendo que as que o fazem admitem que os mesmos influenciam a gestão da empresa (em média, 6,8 numa escala de 0 a 10).

Apesar de a percentagem das PME que afirmam usar dashboards ser diminuta, há, contudo, uma consciência generalizada no universo total de gestores inquiridos da importância de ter acesso à informação do estado do negócio “o mais rapidamente possível”, com 40% dos gestores a admitir mesmo já ter sentido receio de não ver, ou ver tarde, alguma informação importante da sua empresa. Uma apreensão totalmente legítima, numa altura em que a velocidade com que os dados são partilhados se afirma como um fator de competitividade cada vez mais importante.

Vantagens de ser uma empresa data-driven

No relatótio “The value of Bid Data: How analytics differentiates winners”, a consultora de gestão americana Bain & Company dá o exemplo da Nest, atualmente parte integrante da Google Store, como empresa que construiu o seu modelo de negócios com base em análises avançadas e big data. A empresa coleciona dados que mostram quando e como é que os seus clientes ajustam os seus termostatos em casa, e correlaciona-os com o clima, localização e tipo de casa, conseguindo, desta forma, antecipar e controlar as configurações dos equipamentos para criar o ambiente mais confortável nas casas dos seus clientes.

É apenas um exemplo, mas que demonstra claramente as vantagens da utilização de dados – que podem ser confirmados e verificados – para a definição estratégica e fundamentação das decisões tomadas. .

Num artigo de opinião para a PME Magazine, intitulado “Sete Tendências pelas quais 2020 deverá ficar na memória”, Ricardo Parreira, CEO da PHC, relembra que “o software de gestão se tornou num sistema nervoso digital que permite cruzar e analisar dados, tendências e resultados importantes para o sucesso dos negócios”, afirmando que “empresas eficientes aproveitarão cada vez mais este potencial, incorporando não só os já habituais dashboards com indicadores-chave, mas também análises preditivas, que muitas vezes usam algoritmos de inteligência artificial, para analisar questões tão distintas como um forecast de vendas até ao risco de saída dos colaboradores de uma empresa.

Vendas data-driven

Não existe fórmula mágica para aumentar o desempenho das equipas de vendas. E hoje, no mundo volátil em que vivemos, ter uma equipa comercial com bons vendedores e bons skills de persuasão já não chega. Estamos a entrar numa nova era do mundo das vendas, em que equipas altamente eficazes só o são, efetivamente, porque conhecem bem o cliente.

É precisamente isso que defende Rui Passinhas, Regional Sales Manager da PHC Software na PHC Exec Talk “Vendas data-driven: como vender mais e melhor”: “Ao colocarmos o cliente no centro da atividade comercial vamos conseguir estar mais próximos de concretizar qualquer negócio. Mas, para conseguirmos isso, precisamos das ferramentas certas, que nos permitam conhecer o cliente. São essas ferramentas que possibilitam ter informação, tomar decisões acertadas, e criar equipas de venda de sucesso.”

E quem diz equipas de venda, diz equipas de marketing. Como Sandra Alvarez, managing director da PHD, lembra num artigo de opinião escrito para a revista Marketeer, “os dados melhoram as decisões do marketing baseadas em informação real, em vez de em suposições daquilo que se acredita que pode funcionar; permitem mapear tendências e, dessa forma, redefinir um produto ou serviço; são um diferencial competitivo para atingir melhores resultados; permitem acabar com a intangibilidade das ações de marketing ao estabelecerem e medirem métricas e indicadores de negócio; e a qualidade dos investimentos e do seu retorno tende a melhorar se soubermos quais são os efeitos esperados.”

Tenha uma visão global do estado do seu negócio com o PHC GO

business analytics não é uma necessidade exclusiva dos grandes negócios. Qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, precisa de transformar dados em conhecimento, e isso só é possível com ferramentas de business analytics – como as que existem no software de gestão PHC GO –, que apoiam o gestor das pequenas empresas na análise de toda a informação que o negócio vai gerando, através da criação de resumos que tornam as suas decisões mais rápidas e certeiras.

Ferramentas como os dashboards e as listagens personalizadas, que possibilitam ter acesso, em tempo real, a informações tão cruciais para o negócio como sejam valores do total em dívida por parte dos seus clientes, quantias a pagar a fornecedores, transações de compra e venda por mês, cash-flow e/ou saldos bancários. Informação que o software cruza, transformando os dados em conhecimento útil para sustentar decisões estratégicas.

À velocidade com que os dados e a capacidade de analisá-los estão a crescer, não resta grande alternativa às empresas se não munirem-se de ferramentas de business intelligence e analítica de negócio para sobreviverem. E com o PHC GO, qualquer empresa de pequena dimensão pode ser uma empresa data-driven.

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