Tenho uma pequena empresa: podem os fundos europeus ser a solução para digitalizar o meu negócio?

Aproveite os fundos europeus para investir na evolução digital que o novo paradigma exige e conte com o PHC GO para evoluir consigo.

Fundos Europeus para a Evolução Digital
  • Dicas de Gestão
16-06-2021

O sucesso das empresas não se faz de sorte ou de azar, apenas de decisões certas tomadas nas alturas certas. E o software de gestão pode ser uma delas.

A pandemia e as suas consequências criaram novos hábitos de consumo e transformaram tanto as empresas como os negócios. Por isso, são dois os desafios que as empresas têm de enfrentar hoje em dia: por um lado, as debilidades e desigualdades que a pandemia veio pôr a descoberto. Por outro, a constatação cada vez mais evidente de que o novo normal jamais existirá, dado que a sociedade irá evoluir muito para além daquilo que era no início de 2020.

O que são os fundos europeus e quais as principais áreas contempladas?

No quadro financeiro da União Europeia, o orçamento para o futuro (2021-2027) contempla a distribuição de fundos europeus no valor de 1.074 mil milhões de euros para várias áreas e setores, que pretendem dar uma resposta transversal às necessidades do país e às exigências do mercado:

12,4%:
Mercado único, inovação e digitalização;
35,1%:
Coesão, resiliência e valores;
33,1%:
Recursos naturais e meio ambiente;
9,1%:
Vizinhança e mundo;
1,2%:
Segurança e defesa;
2,1%:
Migração e gestão de fronteiras;
7%:
Administração Pública europeia.

Há vários programas de incentivo ao investimento em Portugal, cada um deles adaptado às características de cada empresa:

Programas de incentivos ao investimento em Portugal

Antes de saber qual o programa ideal para a sua empresa, é necessário ter em conta três regras básicas relativas às despesas elegíveis: as despesas não podem ter sido iniciadas à data de apresentação da candidatura, têm de representar uma inovação para a empresa – ou seja, não podem ser despesas correntes da empresa – e só são elegíveis as despesas correspondentes ao período de execução de candidatura, entre 24 e 36 meses.

Os fundos europeus abrangem as pequenas empresas?

Todas as pequenas empresas podem submeter as suas candidaturas e usufruir dos incentivos ao investimento que cada programa permite. Os montantes variam de projeto para projeto e adaptam-se à realidade e necessidades de cada uma delas.

Aquelas que se adaptarem ao novo paradigma e derem provas de maior resiliência serão as mais capazes de reagir às mudanças por conseguirem responder positivamente a fatores como a rentabilidade, sustentabilidade e criação de valor de longo prazo, dando lugar a uma nova realidade que se afirma na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e consegue antecipar-se à concorrência.

Apesar do cenário não se perspetivar fácil e de todas as empresas terem as suas próprias dificuldades e desafios para ultrapassar, as pequenas empresas têm características únicas que as diferenciam das demais, principalmente em situações de crise. A fragilidade das empresas de menores dimensões equilibra na medida certa com a sua relevância, dado que envolve muitos postos de trabalho e é dinamizadora de uma vasta economia local, e não só.

Características únicas que constituem oportunidades únicas para que os gestores destas empresas possam fazer uma avaliação dos seus modelos de negócio, questionarem a sua sustentabilidade operacional e melhorarem as diversas estruturas desta gestão.

Ao optar candidatar-se a um programa de incentivo ao investimento está a garantir que a sua empresa se adapte às novas exigências, dando-lhe um cariz inovador e competitivo. Lembre-se de que as decisões que agora forem tomadas podem significar a sua sobrevivência, sobretudo se assentarem numa estratégia digital e eficiente como aquela que o PHC GO permite.

Para pequenas empresas que procuram grandes resultados, o ideal é optar por um software de gestão que lhe permita assegurar o controlo total de todas as áreas de negócio. Uma solução online que o gestor pode personalizar à medida do seu negócio, com a garantia de segurança, confidencialidade e uma integração sem limites.

Os fundos europeus contemplam a aquisição de novo software para pequenas empresas?

Apenas 27% das empresas portuguesas dizem ter uma estratégia bem definida para a transição digital. Quem o diz é André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital. Neste sentido, os fundos europeus de apoio às empresas podem ser a solução de que os restantes 73% precisam para trilharem o seu próprio caminho.

A evolução digital é o momento-chave para conseguir que as empresas consigam responder aos desafios da melhor maneira. Dos apoios financeiros disponíveis, alguns deles são a fundo perdido. Assegure o investimento certo para a situação certa, através de opções conscientes como aquela que o PHC GO oferece, evitando recorrer a capitais próprios ou financiamento bancário.

A aquisição de software através de fundos comunitários deve ser tida em conta mediante determinadas circunstâncias, que passamos a enumerar:

Se a empresa já tem um custo habitual com o software SaaS não será despesa elegível;
Se a empresa já tem um custo habitual com o software SaaS, mas pretende funcionalidades adicionais, a diferença entre a nova mensalidade e a mensalidade anterior, será despesa elegível, pelo período de execução da candidatura;
Se a empresa não tem, à data de submissão de candidatura, qualquer software, e pretende no âmbito da candidatura passar a deter, então, as mensalidades associadas à execução do projeto serão elegíveis.

Melany Ribeiro, diretora da HM Consultores, esclarece ainda que “a digitalização dos processos para além de ser elegível na maioria dos programas tem impacto na pontuação dos projectos”. E acrescenta: “São elegíveis os custos com a aquisição de softwares standard ou desenvolvidos especificamente para determinado fim, sempre que este vise uma inovação organizacional para a empresa.”

O ebook “Fundos europeus e boas práticas: garanta o sucesso da sua candidatura”, organizado pela PHC em parceria com a HM Consultores, permite-lhe saber todas as informações de cada programa quais as boas práticas a seguir de forma a conseguir submeter a sua candidatura com sucesso, seja pequena ou média empresa.

Quais os benefícios que uma pequena empresa pode usufruir através de um software de gestão?

Muito mais do que um software de faturação, o PHC GO é “o” software de gestão.

Porque a visão do todo é, por vezes, mais do que a soma das partes, o PHC GO permite disponibilizar toda a informação vital para o seu negócio, anytime anywhere e atualizada ao momento. Assim, é possível assegurar uma tomada de decisão sustentada e de forma atempada e, com ela, dar ao seu negócio a velocidade de que precisa.

Cada plano do PHC GO é pensado para cada realidade empresarial. Para além de se adaptar às especificidades do negócio, foi desenvolvido de forma a poder acompanhar a evolução da sua empresa através de um software de gestão avançado e completo para pequenas empresas, com impacto em cada uma das suas diferentes áreas: clientes, vendas, compras, fornecedores, stocks, controlo financeiro e tesouraria, cumprimento facilitado de obrigações legais.

Para além disso, disponibiliza um Help Center que ajudará a potenciar ainda mais cada benefício ou possibilidade do seu software de gestão: vídeos tutoriais, inúmeros artigos, novidades e muito mais. Ele permite descobrir tudo sobre o software e qual a melhor forma de tirar o melhor partido dele.

Para além do Help Center e do apoio especializado garantido pelos Parceiros certificados PHC GO, tem ainda à sua disposição uma formação gratuita, Digital Training, que irá ajudá-lo a tirar o melhor proveito do software desde o primeiro momento.

Porque as métricas e o data analytics não estão reservados apenas às empresas de grandes dimensões, o PHC GO traz múltiplas ferramentas para analisar toda a informação que o seu negócio vai gerando, através da criação de resumos que tornam as suas decisões rápidas e certeiras, como por exemplo os dashboards.

Mantenha a sustentabilidade da sua empresa com o PHC GO através dos fundos comunitários: comece hoje mesmo a acelerar os resultados do seu negócio e faça da sua empresa, uma empresa vencedora.

Pronto para começar? GO

Experimente grátis o PHC GO durante 14 dias, sem compromissos, fidelizações ou complicações.

Experimente Agora